terça-feira, 14 de junho de 2011

Treinamento

Após todas essas pesquisas, já estava na hora de voltarmos ao Encanto das Artes. Precisávamos nos apresentar para todos os membros do grupo e passar todo o conhecimento adquirido até então. 

Primeiramente fizemos uma breve introdução: nos apresentamos; falamos um pouco sobre o que é Desenho Industrial; sobre a matéria de Projeto de Produto 3; e sobre a nossa proposta de projeto juntamente com o Encanto das Artes. 



Como o grupo trabalha com cores, estampas e técnicas diversas, resolvemos ensinar conceitos básicos de cores e a relação cor e valor simbólico. * Foram os mesmos conteúdos apresentados nos posts anteriores. 

Focando no produto final, apresentamos as pesquisas sobre o público-alvo e concorrentes. Além disso, mostramos a importância de estarem acompanhando as tendências de moda. Como o produto ainda está em desenvolvimento, decidimos focar nas tendências do verão 2012.

Outro etapa fundamental nesse treinamento, foi conhecer o que é o Encanto das Artes. Pedimos para que mostrassem os tecidos, materiais, técnicas, ferramentas e destaques do grupo. Vimos que além de confeccionarem roupas, são feitos acessórios, bolsas e boinas. E que cada pessoa domina uma técnica diferente, que foi passada de mãe para filha. 



Pedimos também que cada uma pegasse o produto que mais gosta e justificasse. As respostas caracterizaram muito bem o trabalho da cooperativa. As palavras que apareceram foram: delicado; cores; bordados; mandalas; patchwork.

Perguntamos o que mais vende, elas responderam com muita firmeza: bordados de flores e mandalas

A última etapa do treinamento foi uma atividade de criação. Cada um deveria montar um painel com uma alternativa. O objetivo era que fosse traduzido o que cada um tinha pensado a respeito desse novo produto que será inserido. Nesses painéis foram usados os retalhos e representações das técnicas que seriam aplicadas. Como elemento auxiliar, receberam um desenho de um pé para que pudesse representar o modelo final. 



Os resultados foram surpreendentes! Percebemos que o Encanto das Artes é formada por pessoas criativas e talentosas. Apesar de cada um ter representado a sua idéia individualmente, todas elas se relacionaram por uma forte característica de brasilidade. As raízes culturais e folclóricas se destacaram, o que é um ponto forte que poderá ser explorado nas criações. 



O treinamento foi bem sucedido! Compareceram 12 membros, apenas 1 era homem, o Raimundo. Descobrimos que ele fica responsável pela coordenação do grupo e realizar tarefas administrativas, e que as mulheres que confeccionam os produtos. Mesmo assim, ele se destacou nas criações simples e modernas. Outro destaque foi a Ana Clara Bueno, que com apenas 10 anos, criou modelos bem femininos com combinações harmoniosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário