quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cores

Cor, um pouco de teoria
Na nossa segunda visita, achamos interessante conversar um pouco com o pessoal sobre cores e valor simbólico, considerando que definição da paleta é uma das primeiras etapas na criação de uma coleção. No livro “Fashion Design, Manual do Estilista”, Sue Jenkyn Jones explica que as cores determinam o clima da coleção, a sintonia com a estação.
Levando em consideração o tipo de trabalho que a cooperativa executa, concluímos ser desnecessária, nesse primeiro momento, a distinção teórica entre cor-luz e cor-pigmento.



Figura 1. O círculo cromático, cores primárias e secundárias, frias e quentes.



Figura 2. Somatório de pigmento das cores primárias magenta, amarelo e ciano.



Figura 3. Exemplos de cores análogas e complementares.

A primeira imagem mostrada foi do círculo cromático (figura 1), estrutura cuja elaboração é o ponto de partida para todo trabalho com cor, como defende Johannes Itten (consultado no livro “A cor do processo criativo” de Lilian Ried Miller Barros). Falamos sobre as cores primárias (azul, amarelo e magenta) e como, a partir dos pigmentos correspondentes, pode-se chegar às secundárias e a todas as outras cores do círculo (figura 2). Falamos sobre as cores quentes e as frias, sobre o conceito de cores complementares, aquelas posicionadas diametralmente oposta no círculo cromático, e sobre as análogas, cores vizinhas, próximas no círculo (figura 3).

A cor e o contexto do mercado alvo
O ambiente da criação da pessoa influencia na forma como ela reage às cores. Em algumas partes do Ocidente, acredita-se que o verde traz má sorte. Na China, o luto é branco, não preto. Na Índia, o escarlate é a cor do casamento, não o branco. A iluminação (natural, artificial, intensidade etc) também modifica a forma como a cor é percebida.
Para exemplificar, citamos o que Diana Vreeland, da revista Vogue disse:
“Rosa-choque é o azul marinho da Índia”.





Figura 4. Traje de casamento indiano.

Cor e estações
No outono e no inverno as pessoas são atraídas por cores vivas e quentes ou escuras, que ajudam a reter o calor do corpo. O branco, que reflete o calor, e os tons pastéis são mais usados no verão e na primavera.



Figura 5. Looks de coleção outono/inverno.



Figura 6. Looks de coleção primavera/verão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário