segunda-feira, 30 de maio de 2011

Forma e Solado






Como vocês viram no post passado, compramos os materiais para estudar a técnica de produção de calçados, mas faltou um instrumento essencial, a forma!


A forma tem como principal objetivo auxiliar o dimensionamento do volume do calçado. Como iremos fazer sapatilhas artesanais com o tecido que sobra da confecção de roupas, ele será elemento chave na produção. 

Como procuramos em Brasília e não encontramos, resolvemos fabricar um. Decidimos fazer a forma de gesso e utilizar como piloto, a numeração 36, assim como a palminha comprada.


Para que fosse possível chegar ao molde fizemos uma forma, usando a superfície do pé. Revestimos com filme plástico para que o gesso não grudasse. 


Depois adicionamos camadas sucessivas de gaze e gesso até ficar com uma espessura resistente. 


Esperamos o gesso secar e iniciamos o corte da forma. Era preciso retirá-la sem estragá-la e de uma maneira que possibilitasse fecha-la novamente. 


O processo foi bem sucedido! o// 

Revestimos a parte interna da forma com óleo para facilitar a separação das duas partes posteriormente. Em seguida, colocamos o gesso dentro da forma.


Em paralelo com essa atividade tentamos estabelecer um outro molde para a fabricação do solado. Usamos como referência a palmilha comprada e para comparar o solado de uma sapatilha.


A diferença entre os moldes é de que a palmilha é mais quadrada na ponta e o solado da sapatilha mais arredondado

Concluímos então, que seria importante comparar os moldes do solado com a forma, para então chegarmos a uma forma mais precisa.  

A forma está secando. Logo em seguida, ela será aberta e será feito um acabamento para que possamos usá-lo como ferramenta de trabalho. 

2 comentários:

  1. Mó legaus essas fotos do passo a passo!
    Arrázôo! :D

    ResponderExcluir
  2. Olá, vocês ensinam a confecção de sapatilhas em algum curso? Adoraria fazer!

    ResponderExcluir