terça-feira, 3 de maio de 2011

O Design de Viver

Após a palestra, Roberta propôs que o projeto da disciplina fosse feito juntamente com uma cooperativa. A idéia é desenvolver produtos e ao mesmo tempo capacitar e orientar artesãos

Achei a idéia bastante desafiadora! Mas...como poderia projetar um produto que a sua fabricação é artesanal e intuitiva? E até onde poderia projetar sem destruir o que já havia sido concebido pelos artesãos? 

Comecei a pensar em toda a relação entre desenho técnico, modelagem, ergonomia, propriedades dos materiais, encaixe, processo de fabricação... e tramas, materiais reaproveitados, fibras naturais, cultura regional, ensinamento de mãe para filha... 

Então percebi que eu estava muito engessada em um design puramente industrial. O meu maior desafio seria projetar produtos mais intuitivos, conceituais e ao mesmo tempo usar, não como prioridade, mas como elemento auxiliar, toda a parte de "engenharia" que havia aprendido. 

Sendo assim, a primeira etapa que resolvi fazer foi uma pesquisa de referência de produtos artesanais/industriais, texturas, tramas e misturas de materiais. E para minha surpresa, não foi difícil encontrar encontrá-los. Percebi que bastava olhar a minha volta e ver que o artesanato também pode ser design.







Um comentário:

  1. Nossa muito bonitas as peças. Eu tava lendo um livro hoje sobre Artes orginais de alguns povos e achei muito interessante quando a autora conta a história de uma tribo que fazer umas coisas de palha e começou a pregar umas cabeças de Mickey Mouse pra que os produtos vendessem. Era bizarro. ;) Achei esses bem originais
    beijos

    ResponderExcluir