domingo, 17 de julho de 2011

Análise do Negócio


Após todo o desenvolvimento do projeto, falta alcançar um dos principais objetivos, a venda das sapatilhas. Resolvemos então, fazer uma análise do negócio

O primeiro passo foi identificar as habilidades empresariais, ou seja, uma breve introdução sobre o Encanto das Artes e uma síntese sobre o empreendimento.

Depois foi feito uma análise conjuntural, nas quais foram identificadas as oportunidades e as ameaças do negócio. Os consumidores foram novamente analisados, caracterizamos o mercado potencial, dimensionamos o mercado principal e analisamos as sazonalidades no consumo. Identificamos os fornecedores e avaliamos a melhor opção para as necessidades do grupo. Analisamos também as sazonalidades no fornecimento de matéria-prima para produção. Identificamos os concorrentes e avaliamos os pontos fortes e fracos, canais de distribuição e preços de vendas praticados, políticas de crédito e formas de divulgação. 


Fizemos uma análise da gestão de processos e logística. Começamos pela localização, instalação, e os possíveis fatores que podem interferir no negócio. Caracterizamos um layout favorável para o empreendimento.

Um estudo de gestão de pessoas foi feito com o intuito de dimensionar a equipe de trabalho, relacionando os conhecimentos e atribuições de cada membro. 

No estudo de gestão de marketing foram relacionados os produtos oferecidos pelo Encanto das Artes e as características, listando as vantagens e benéficos. Foram estimados as capacidades do grupo, e a estratégia competitiva foi definida com base na liderança de custo e diferenciação. No plano de marketing e comercialização analisou-se as estratégias de comunicação que serão utilizadas para a divulgação do grupo, os canais de distribuição, a marca e posicionamento em relação ao mercado.

Um estudo de gestão financeira estratégica foi feito analisando o investimento inicial, custos variáveis, o custo de produção e o preço de venda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário